Oriundo de uma grande família de 10 crianças, Rafael Tirado há muito tempo tem se preparado para navegar pela vida. Ao longo de sua longa carreira que já iniciou há mais de 3 décadas, ele fez vinho ao redor do mundo, gerenciou várias vinícolas chilenas de médio porte em regiões desconhecidas, na época explorando vários terroirs no Chile, e se tornou pouco a pouco um dos consultores de vinho mais procurado no Chile.
Rafael
comprou terras no frio Vale do Maule Oriental na Cordilheira dos Andes chilenos e plantou as suas primeiras videiras em 1993 em solos de cinzas vulcânicas sobre granito. Atualmente, ele tem 6 parcelas totalizando 23 hectares de videiras, todas plantadas em relevo bastante acidentado obrigando a fazer algumas adaptações a topografia e aos trabalhos totalmente manuais. Seus vinhedos são legalmente reconhecidos por estarem localizados dentro da D.O. Colbun, do nome do lago na frente do vinhedo, e é atualmente um dos únicos produtores na D.O.
Muitas de suas videiras são plantadas em várias orientações, algumas das quais são plantadas em forma de um labirinto procurando o amadurecimento das várias castas que compõem seus vinhedos. Rafael construiu ao longo dos anos uma pequena adega totalmente integrada no relevo da montanha e gerenciada por gravidade. O espaço conquistado dentro da montanha tem uma geotérmica constante e totalmente natural criando as condições ideais para as suas barricas e garrafas. Através de um caráter reservado e discreto ele demonstra com seu vinhedo, seus vinhos, uma determinação vibrante e uma precisão incrível.
Ele atualmente produz vinhos da propriedade sob os rótulos Cenizas, Arcillas e Trumao que nós acreditamos ser algumas das expressões mais clássicas e interessantes da noção de terroir em todo o Chile. Sem dúvidas podemos dizer que Rafael Tirado, acompanhado do seu filho Vicente, é o farol do vinho chileno artesanal e é com muito orgulho que ele vem para completar o nosso portfólio Edega.